terça-feira, 21 de junho de 2016

EJA - Educação de Jovens e Adultos - Funções da EJA

O professor que atua com o público da EJA deve ter em mente a importância dessa modalidade de ensino. É essencial pensar nas funções da EJA ao elaborar suas estratégias de ensino, atividades e avaliações.

Como diz o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da EJA, são três as funções da EJA:

"a função reparadora da EJA, no limite, significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano. Desta negação, evidente na história brasileira, resulta uma perda: o acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. Logo, não se deve confundir a noção de reparação com a de suprimento. [...] Esta função reparadora da EJA se articula com o pleito postulado por inúmeras pessoas que não tiveram uma adequada correlação idade/ano escolar em seu itinerário educacional e nem a possibilidade de prosseguimento de estudos. Neste momento a igualdade perante a lei, ponto de chegada da função reparadora, se torna um novo ponto de partida para a igualdade de oportunidades".

"A função equalizadora da EJA vai dar cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados e encarcerados. A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, deve ser saudada como uma reparação corretiva, ainda que tardia, de estruturas arcaicas, possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação".

A função qualificadora da EJA - é "a tarefa de propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida [...]  Mais do que uma função, ela é o próprio sentido da EJA.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf