Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LEM_COMP_red_md_20_03.pdf
Proposta Curricular para LEM – Língua Inglesa
Ensino Fundamental – Ciclo II
5ª Série
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas
1º Bimestre
Primeiros contatos
Cumprimentos e despedidas
Identificação pessoal: nome, idade,
endereço e telefone
Números em língua inglesa
Gêneros para leitura e escrita
Fichas de cadastro e formulários
(identificação de dados)
Produção: cartão de identificação escolar
2º Bimestre
As línguas estrangeiras em nosso entorno
Reconhecimento de palavras estrangeiras
em nomes de lugares, marcas de produtos,
equipamentos, jogos, internet etc
Análise de palavras estrangeiras presentes
no cotidiano, sua origem e adaptação em
língua materna
Gêneros para leitura e escrita
Leitura de portadores de textos impressos
que tenham palavras estrangeiras
(camisetas, embalagens, manuais, cartões
de jogos)
Produção: pôsteres sobre a presença da
língua inglesa no cotidiano
3º Bimestre
Descrição da escola
Denominação de objetos (caneta, lápis,
mochila) e móveis escolares (carteira,
cadeira, lousa) Denominação dos espaços da escola (sala
dos professores, sala de aula, biblioteca) e
dos profissionais que nela atuam (inspetor,
secretária, diretor, professor)
Gêneros para leitura e escrita
Descrições de espaços escolares, de
organograma de escola, de plantas de
fachadas ou outros espaços de escola
Produção: cartaz com ilustração de espaços
da escola e da sala de aula com seqüência de
nomes escritos e eventual proposta de reorganização
do espaço
4º Bimestre
Diferentes moradias (Este tópico será estudado juntamente com alunos da nossa escola parceira The King John School - Londres)
Denominação de diferentes tipos de moradia
Relação entre ilustração e descrição de
diferentes tipos de moradia
Denominação de espaços de uma casa e
dos itens de mobília mais comuns
Adjetivos usados para descrever casas e
seus espaços
Gêneros para leitura e escrita
Descrições de diferentes moradias, de
plantas baixas de empreendimentos
imobiliários etc
Produção: planta baixa ou maquete de uma casa contendo
itens de mobília, com os cômodos e móveis
identificados
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Proposta Curricular para LEM – Língua Inglesa Ensino Fundamental – Ciclo II 6ª Série
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de
estruturas gramaticais
1º Bimestre
O bairro
Denominação em língua inglesa dos espaços
comerciais e comunitários que estão
nos arredores da escola (banco, padaria,
supermercado, farmácia)
Relação entre espaços comerciais, sua
função e as ações que neles ocorrem
tipicamente
Verbos de ação
Tempo verbal: presente
There is /there are
Gêneros para leitura e escrita
Descrições de diferentes espaços comerciais e
comunitários, sua função e as ações que neles
ocorrem em folhetos, guias de bairro etc
Produção: descrição de diferentes espaços
comerciais e comunitários do bairro, sua
função e as ações que neles ocorrem, com
apontamentos de intervenções para a
melhoria da qualidade de vida
2º Bimestre
A língua inglesa e os esportes
Denominação das diferentes modalidades
de esportes
Reconhecimento de palavras inglesas ou de
origem inglesa usadas em língua materna
em diferentes modalidades esportivas
Relação entre modalidades esportivas e
atividades praticadas pelos atletas (ações)
Tempo verbal: presente contínuo e presente
simples
Verbo modal can (para expressar
habilidades)
Denominação de países e nacionalidades
Gêneros para leitura e escrita
Leitura de descrições de modalidades
esportivas presentes em suportes como o
jornal e sítios da internet
Produção: Cartão de identificação de um
esportista ou de um esporte
3º Bimestre
Entretenimento
Denominação dos espaços de lazer da
cidade (parques, museus, cinemas)
Espaços de lazer e as atividades que neles
se pode praticar (o que fazer e onde)
Identificação de informações específicas,
sobre os espaços de lazer, como horários
de funcionamento, localização, tarifas etc
Retomada: there + be / can / presente
Gêneros para leitura e escrita
Folhetos ou páginas da internet ou revistas,
produzidos em língua inglesa, para turistas
que visitam São Paulo ou Brasil
Produção: folheto ilustrado sobre uma opção
de lazer na cidade ou no bairro
4º Bimestre
Meu perfil, minhas preferências
Denominação de diferentes atividades
de lazer (cinema, leitura, música etc.)
praticadas e apreciadas
Tempo verbal: presente (em foco: formas
interrogativa e negativa)
Gêneros para leitura e escrita
Entrevistas e perfis de pessoas que buscam
amizades e participam em comunidades
virtuais
Produção: perfil individual, em língua
inglesa, em que constem informações
pessoais (retomada da 5ª série) e preferências