sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PROPOSTA CURRICULAR LINGUA INGLESA - ENSINO FUNDAMENTAL

Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LEM_COMP_red_md_20_03.pdf

Proposta Curricular para LEM – Língua Inglesa Ensino Fundamental – Ciclo II 5ª Série
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas
1º Bimestre 
Primeiros contatos
Cumprimentos e despedidas
Identificação pessoal: nome, idade, endereço e telefone
Números em língua inglesa
Gêneros para leitura e escrita
Fichas de cadastro e formulários (identificação de dados)
Produção: cartão de identificação escolar
2º Bimestre
As línguas estrangeiras em nosso entorno
Reconhecimento de palavras estrangeiras em nomes de lugares, marcas de produtos, equipamentos, jogos, internet etc
Análise de palavras estrangeiras presentes no cotidiano, sua origem e adaptação em língua materna Gêneros para leitura e escrita
Leitura de portadores de textos impressos que tenham palavras estrangeiras (camisetas, embalagens, manuais, cartões de jogos)
Produção: pôsteres sobre a presença da língua inglesa no cotidiano

3º Bimestre
Descrição da escola
Denominação de objetos (caneta, lápis, mochila) e móveis escolares (carteira, cadeira, lousa) Denominação dos espaços da escola (sala dos professores, sala de aula, biblioteca) e dos profissionais que nela atuam (inspetor, secretária, diretor, professor)
Gêneros para leitura e escrita
Descrições de espaços escolares, de organograma de escola, de plantas de fachadas ou outros espaços de escola
Produção: cartaz com ilustração de espaços da escola e da sala de aula com seqüência de nomes escritos e eventual proposta de reorganização do espaço

4º Bimestre 
Diferentes moradias (Este tópico será estudado juntamente com alunos da nossa escola parceira The King John School - Londres)
Denominação de diferentes tipos de moradia
Relação entre ilustração e descrição de diferentes tipos de moradia
Denominação de espaços de uma casa e dos itens de mobília mais comuns
Adjetivos usados para descrever casas e seus espaços
Gêneros para leitura e escrita 
Descrições de diferentes moradias, de plantas baixas de empreendimentos imobiliários etc
Produção: planta baixa ou maquete de uma casa contendo itens de mobília, com os cômodos e móveis identificados

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Proposta Curricular para LEM – Língua Inglesa Ensino Fundamental – Ciclo II 6ª Série
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais 

1º Bimestre 
O bairro 
Denominação em língua inglesa dos espaços comerciais e comunitários que estão nos arredores da escola (banco, padaria, supermercado, farmácia)
Relação entre espaços comerciais, sua função e as ações que neles ocorrem tipicamente
Verbos de ação
Tempo verbal: presente
There is /there are
Gêneros para leitura e escrita
Descrições de diferentes espaços comerciais e comunitários, sua função e as ações que neles ocorrem em folhetos, guias de bairro etc
Produção: descrição de diferentes espaços comerciais e comunitários do bairro, sua função e as ações que neles ocorrem, com apontamentos de intervenções para a melhoria da qualidade de vida

2º Bimestre
A língua inglesa e os esportes
Denominação das diferentes modalidades de esportes
Reconhecimento de palavras inglesas ou de origem inglesa usadas em língua materna em diferentes modalidades esportivas
Relação entre modalidades esportivas e atividades praticadas pelos atletas (ações)
Tempo verbal: presente contínuo e presente simples
Verbo modal can (para expressar habilidades)
Denominação de países e nacionalidades
Gêneros para leitura e escrita
Leitura de descrições de modalidades esportivas presentes em suportes como o jornal e sítios da internet
Produção: Cartão de identificação de um esportista ou de um esporte

3º Bimestre  
Entretenimento
Denominação dos espaços de lazer da cidade (parques, museus, cinemas)
Espaços de lazer e as atividades que neles se pode praticar (o que fazer e onde)
Identificação de informações específicas, sobre os espaços de lazer, como horários de funcionamento, localização, tarifas etc
Retomada: there + be / can / presente
Gêneros para leitura e escrita
Folhetos ou páginas da internet ou revistas, produzidos em língua inglesa, para turistas que visitam São Paulo ou Brasil
Produção: folheto ilustrado sobre uma opção de lazer na cidade ou no bairro

4º Bimestre
Meu perfil, minhas preferências
Denominação de diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, música etc.) praticadas e apreciadas
Tempo verbal: presente (em foco: formas interrogativa e negativa)
Gêneros para leitura e escrita 
Entrevistas e perfis de pessoas que buscam amizades e participam em comunidades virtuais Produção: perfil individual, em língua inglesa, em que constem informações pessoais (retomada da 5ª série) e preferências