quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Discriminaçao e preconceito racial-sugestões de vídeos e websites

Os vídeos aqui sugeridos abordarão a questão da discriminação e o preconceito racial. Podem ser usados em sala de aula para trabalhar a discriminação e preconceito racial existentes nas escolas e que reforçam a denúncia das relações de poder e de dominação política e cultural que entravam o avanço de consciências cidadãs.
Este post será atualizado sempre que eu encontrar vídeos novos e interessantes sobre o assunto.



Uma lição de Discriminação Este documentário acompanha uma experiência em uma escola primária que mostra o quão rapidamente as crianças podem assimilar a discriminação e todas as suas repercussões. Uma professora do ensino primário em Quebec conduziu um experimento no qual ela afirmou que estudos científicos provam que as crianças menores são geralmente mais criativas e inteligentes, e as mais altas são desajeitadas e preguiçosas. Ela dividiu sua turma com base nessas suposições. No dia seguinte, ela virou o jogo e fez com que se invertessem os papéis. (Fonte: Univesp)




SUGESTÕES DE FILMES/DOCUMENTÁRIOS

A Missão
Direção: Roland Joffé. Drama, BrasilFilms International, 1986. (113min)
Desmistifica nossa compreensão pombalina do trabalho dos Jesuítas durante o final do século 18, no Brasil. Ao mesmo tempo em que denuncia que os colonizadores não apoiaram o trabalho missionário Jesuítas e mostra a trama dos colonizadores para a escravização dos indígenas e expulsão dos Jesuítas do Brasil. Companhia essa, que por sua vez, também merece uma reflexão quanto a seus propósitos de trabalho.

Dança com lobos
Direção: Kevin Costner. Drama, EUA, 1990. (180min)
Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo indígena Sioux. Com o tempo ele se encanta pela cultura indígena e assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas junto a um povo em processo de dizimação pela cultura branca, a quem, na ocasião, como tenente, o protagonista representa.

Crash - No Limite
Direção: Paul Haggis. Drama, EUA, 2004. (113min)
O grande vencedor do Oscar 2006, é um exemplar e riquíssimo relato desses encontros e desencontros que acontecem cotidianamente na vida das pessoas e que retratam o descaso, o preconceito, a mesquinharia e a premente intolerância contida na cabeça e no coração das pessoas.


Pele Negra Máscara Branca
Assista ao filme, leia o roteiro, comente 0, publique, Documentário, de Conrado Krainer, Duração: 19 min, Plays 0
Gênero: Documentário
Diretor:
 Conrado Krainer
Duração:
 19 min     Ano: 2006     Formato: Vídeo
País:
 Brasil    Cor: Colorido
Sinopse:
 Pele Negra Mascara Branca se trata de um documentário que aborda o racismo no Brasil, o problema da ideologia do branqueamento. Esta abordagem é feita através de uma ousada proposta de edição cujo objetivo é o de traduzir os conceitos herméticos das ciências sociais para o público leigo. 

Preciosa
Sinopse: Direção: Lee Daniels. EUA: Playarte Pictures, 2009. 109 min. O filme conta a história de uma garota de Harlem que esta grávida pela segunda vez do próprio pai. Ela sofre abusos em casa e busca uma oportunidade de seguir na vida. A tristeza não abala a garota que ainda acredita que seus sonhos possam ser realizados. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8FjbHtSFC-U>. Acesso em 01 jun. 2013

Hurricane – O Furacão
Direção: Norman Jewison. Drama, EUA, 1999. (146min)
Em 1966, Rubin "Hurricane" Carter era o melhor boxeador do ranking. Numa noite, em Nova Jersey (EUA), a caminho de casa com o amigo John Artis, foram abordados pela polícia por serem suspeitos pelo assassinato de três pessoas naquela mesma noite, em um bar da cidade. Baseado numa história real, o filme mostra a luta do ex-campeão para provar sua inocência, misturando política, preconceito racial e (in)justiça. Denzel Washington recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Berlim (2000) e no Globo de Ouro (1999).

Cores e Botas
Gênero: ficção
Diretora: Juliana Vicente
Duração: 16 min     Ano: 2010     Formato: Vídeo
País: Brasil     Local de Produção: SP
Cor: Colorido 
Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apóia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.


Homens de Honra
Direção: George Tillman Jr. Drama, EUA, 2000. (129min)
Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o racista comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões.

Amistad
Direção: Steven Spielberg. Drama, EUA. 1897. (154 min)
Baseado em uma história real, o filme conta a viagem de escravos africanos que se apoderam de um navio onde estavam aprisionados e tentam retornar à terra natal. Conhecedores da orientação lunar para navegação conseguiram prevalecer. Infelizmente, o navio é capturado e eles são levados para os EUA, onde aguardam um julgamento por crime e assassinato que termina por questionar o sistema judicial americano. Mas, para aqueles homens e mulheres sob julgamento, a sua luta maior é pelo direito do ser humano à liberdade.

As filhas do Vento
Direção: Joel Zito Araújo. Drama. Brasil. 2004 (85 min.), DVD, color.
O filme aborda temas pertinentes ás mulheres de qualquer parte do mundo, mas em uma pequena cidade do interior do Brasil. Em uma brilhante peça ficcional, de cunho político e social, o diretor substitui os tradicionais papéis estereotipados (comumente interpretados por atores negros e atrizes negras nas telenovelas brasileiras), por uma rica e multifacetada construção de personagens, mesmo quando habilmente emprega diversos recursos da dramaturgia da novela para se comunicar com grandes audiências.

Ganga Zumba:
Direção: Cacá Diegues. Drama. 1964. (92 min.), VHS, color
O filme começa num engenho de cana-de-açucar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo de Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão situados na Serra da Barriga, alguns escravos tramam fugir para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.

Hotel Ruanda
Direção: George Terry. Cine biografia. EUA. 2004. (122min.), DVD, color.
Ruanda é um país localizado na porção sul do continente (África Meridional ou Subsaariana). O filme aborda a história real de um gerente de hotel, que abrigou centenas de pessoas refugiadas, durante os conflitos ocorridos entre as etnias hutu e tutsi no ano de 1994.

Quanto vale ou é por quilo?!
Sinopse: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

Uma onda no ar
Direção: Helvécio Ratton. Drama. Brasil, 2002. (92min.), DVD, color.
Sinopse: Quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte tem um sonho: criar uma radia que dê voz às pessoas do local onde vivem. Eles conseguem realizar este sonho. Nasce a Rádio Favela, que conquista os moradores locais, por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O filme retrata também a vulnerabilidade social de sujeitos que mesmo marginalizados são protagonistas de uma “revolução” em comunicação.


Escritores da Liberdade
Sinopse: Apesar de se passar nos Estados Unidos, o filme Escritores da Liberdade (2007) traz um retrato que pode ser replicado à realidade da escola no Brasil: salas compostas por crianças e adolescentes das mais diferentes raças e etnias que sofrem com o preconceito e a baixa autoestima decorrente da dura realidade que vivem e das suas condições sócioeconômicas.
O filme pode ser usado na formação de professores e em cursos de atualização a respeito de diversidade cultural e da importância do papel do docente na discussão dessas questões.


Malcom X
(Spike Lee, 1992)
Biografia do famoso líder negro americano (Denzel Washington), cujo pai, um pastor, fora assassinado pela Klu Klux Klan e a mãe internada por insanidade.
Depois de preso, Malcolm se converte ao islamismo e se torna um fervoroso orador do movimento. Casa-se com Betty Shabazz (Angela Bassett).
Após uma peregrinação à Meca ele reavalia sua visão sobre o racismo e demonstra uma vontade de trabalhar com outros líderes dos direitos civis, a quem ele duramente criticados no passado.


Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás
Direção: Renato Barbieri. Itaú Cultural, 1988. (52 min.), VHS, color
Apresenta a grande influência africana na religiosidade brasileira. Mostra a origem de as raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador, que virou candomblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas. Um dos momentos mais impressionantes deste documentário é o encontro de descendentes de escravos baianos que moram em Benin, um país africano desconhecido para a maioria do brasileiros, mantendo tradições do século passado.

O Jardineiro Fiel
Direção: Fernando Meireles. Suspense. EUA. 2005 (125min.), DVD, color
Retrata o cenário de horror mascarado de diplomacia inglesa, no qual pretensos “deuses” brincam com vidas humanas no continente africano. O filme mostra que a vida dos africanos não vale nada para o mundo ocidental, são feitos cobaias da indústria farmacêutica. Trocam suas vidas por uma “ajuda”. Medicamentos para AIDS, tuberculose e doenças que assolam o mundo são testados neles, sem um mínimo de humanidade e ética O filme é permeado por uma história de amor, mas o grande tema é o que a indústria farmacêutica faz com essa população.

Quilombo
Direção: Cacá de Diegues. Aventura. Brasil. 1984 (119 min), VHS. color
No período escravocrata, os africanos trazidos pelos portugueses para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar, que não suportavam os maus tratos dos senhores, quando possível fugiam para o interior do país e se organizavam em comunidades. A mais famosa foi o Quilombo dos Palmares, cuja história é contada nesse filme. Nesse Quilombo não havia somente negros fugitivos, a eles se juntaram também os índios e os brancos que eram perseguidos ou estavam insatisfeitos com a vida que levavam.

Vista a Minha Pele
Direção: Joel Zito Araújo. Ficção, 2003 (15min), VHS, color.
Nessa história invertida que se passa com adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos, os negros pertencem a grupos sociais e culturais dominantes e os brancos foram escravizados e são estereotipados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. O vídeo serve de material básico para discussão sobre discriminação, racismo e preconceito em sala de aula e na sociedade em geral.

OUTROS FILMES PARA PESQUISA:
ABC África. Direção: Abbas Kiarostami, 2001.
Abdias do Nascimento: Memória Negra. Direção: Antônio Olavo, 2008.
Abolição. Direção: Zózimo Bulbul, 1998.
Abril Sangrento. Direção: Raoul Peck, 2005.
A Busca Pela Justiça. Direção: Terry green, 2006.
A Cidade das Mulheres. Direção: Lázaro Faria, 2005.
A Cor Púrpura. Direção: Steven Spielberg, 1985.
A Cozinha de Toto. Direção: Harry Hook, 1987.
Adivinhe quem vem para jantar. Direção: Stanley Kramer, 1967.
A encruzilhada (Crossroads). Direção: Walter Hill, 1986.
Agosto Negro. Direção: Samm Styles, 2007.
A Grande Esperança Branca. Direção: Martin Ritt, 1970.
A hora do show. Direção: Spike Lee, 2000.
ALI. Direção: Michael Mann, 2001.
Alma no Olho. Direção: Zózimo Bulbul, 1973.
A Morte do Profeta Malcoml X. Direção: Woody King Jr, 1981.
Amistad. Direção: Steven Spielberg, 1997.
A Negação do Brasil Gênero (Documentário). Direção: Joel Zito Araújo, 2000.
Angola: saudades de quem te ama. Direção: Richard Pakleppa, 2006.
Ao Mestre com Carinho. Direção: James Clavell, 1967.
A Outra História Americana. Direção: Tony Kaye, 1998.
Atabaques Nzinga. Direção: Octávio Bezerra, 2006.
Atlântico Negro: na Rota dos Orixás. Direção: Renato Barbiere, 1998.
A Vida Secreta das Abelhas / The secret life of bees. Direção: Gina Prince-Bythewood, 2008.
Bakhita: A Santa. Direção: Giacomo Campiotti, 2009.
Bem Amada / Beloved. Direção: Jonathan Demme, 1998.
Besouro. Direção: João Daniel Tikhomiro, 2009.
Cafundó. Direção: Paulo Betti, 2005.
Camp de Thiaroye. Direção: Ousmane Sembène, 1988.
Canção da liberdade. Direção: Phil Alden Robinson, 2000.
Carolina. Direção: Jeferson De, 2003.
Ceddo. Direção: Ousmane Sembène, 1976.
Cidade de Deus. Direção: Fernando Meirelles, 2002.
Cidade dos homens. Direção: Paulo Morelli , 2007.
Cinderelas, lobos e um príncipe encantado. Direção: Joel Zito Araújo, 2008.
Coach Carter – Treina para a Vida. Direção: Thomas Carter, 2005.
Cobaias. Direção: Joseph Sargent, 1997.
Código de Honra. Direção: Robert Mandel, 1992.
Crash: No Limite. Direção: Paul Haggis, 2004.
Crianças Invisíveis. Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso, 2005.
Cronicamente Inviável. Direção: Sérgio Bianchi, 2000.
Diamante de Sangue. Direção: Edward Zwuick, 2006.
Distraída para morte. Direção: Jeferson De, 2000.
Domésticas, o Filme. Direção: Nando Olival e Fernando Meirelles, 2001.
Drop Squad. Direção: Spike Lee, 1994.
Drum. Direção: Zola Maseko, 2004.
Duelo de titãs. Direção: Boaz Yakin, 2000.
Duro Aprendizado.Direção: John Singleton, 1994.
Em Minha Terra. Direção: John Boorman , 2004.
Entre os Muros da Escola. Direção: Laurent Cantet, 2008.
Entre Muros e Favelas (Documentário). Direção: Suzanne Dzeik, Kirstem Wagenschein e Marcio Jerônimo, 2005.
Em Nome da Honra. Direção: Victor Fleming, 2006.
Emitai. Direção: Ousmane Sembène, 1971.
Eu, um negro (Documentário). Direção: Jean Rouch, 1959.
Faça a Coisa Certa. Direção Spike Lee, 1989.
Fala Tu. Direção: Guilherme Coelho, 2004.
Febre da selva. Direção: Spike Lee, 1991.
Filhas do Vento. Direção: Joel Zito Araújo, 2005.
Gaiaku Luisa. Direção: Soraya Mesquita, 2005.
Geração Roubada. Direção: Philip Noyce, 2003.
Homens de Honra. Direção: Scott Marshall, 2000.
Hotel Ruanda. Direção: Terry George, 2004.
Hurricane – O Furacão. Direção: Spike Lee, 1999.
Intolerância Religiosa, uma ameaça a paz. Direção: Ordep Serra, 2007.
Invictus. Direção: Clint Eastwood, 2009.
João Candido e Revolta da Chibata(Documentário). Direção: Coletiva “Turma do Balacobaco”, 2004.
Jungle Fever – Febre da Selva. Direção: Spike Lee, 1991.
Kiriku e a Feiticeira. Direção: Michel Ocelot, 1998.
Kiriku e os Animais Selvagens. Direção: Michel Ocelot, 2005.
Leão de Sete Cabeças. Direção: Glauber Rocha, 1969.
Le Mandat. Direção: Ousmane Sembène, 1968.
Lugar Nenhum na África. Direção: Caroline Link, 2001.
Madame Satã. Direção: Karim Aïnouz, 2002.
Malcon X. Direção: Spike Lee, 1992.
Mandela, a Luta Pela Liberdade. Direção: Bille August, 2007.
Meu Mestre, Minha Vida. Direção: John G. Avildsen, 1989.
Milton Santos, por uma outra globalização. Direção: Silvio Tendler, 2008.
Miracle at Sant Anna. Direção: Spike Lee, 2008.
Mississipi em chamas. Direção: Alan Parker, 1988.
Mo`Better Blues – Mais e Melhores Blues. Direção: Spike Lee, 1990.
“Narciso RAP”. Direção: Jeferson De, 2003.
New Jack City – A gangue brutal. Direção: Mario Van Peebles, 1991.
Nha Fala. Direção: Flora Gomes, 2002.
No balanço do amor. Direção: Thomas Carter, 2001.
O Código das Ruas. Direção: Spike Lee, 2004.
O Elo Perdido. Direção: Regis Wargnier, 2005.
O Grande Debate. Direção: Denzel Washington, 2007.
O Jardineiro Fiel. Direção: Fernando Meirelles, 2005.
Olhos Azuis (Documentário). Direção: Bertram Verhaag, 1996.
O Massacre de Rosewood. Direção: John Singleton, 1997.
O Ódio. Direção: Mathieu Kassovitz , 1995.
O poder de um jovem. Direção: John G. Alvidsen, 1992.
O Preto no Branco. Direção: Rosane Svartman, Conselho Federal de Psicologia, 2008.
O preço do desafio. Direção: Ramón Menédez, 1988.
O RAP do pequeno príncipe contra as almas sebosas. Direção: Paulo Caldas e Marcelo Lunas, 2000.
O que é movimento negro (Documentário). Realização: Núcleo de Estudos Negros, 1998.
Os Deuses Devem Estar Loucos. Direção: Jamie Uys, 1980.
O Último Rei da Escócia. Direção: Kevin MacDonald, 2006.
Panteras Negras. Direção: Mario Van Peebles, 1995.
Pastinha – uma vida pela capoeira. Direção: Antônio Carlos Muricy, 1998.
Perigo Para Sociedade. Direção: The Hughes Brothers, 1993.
Povo de Santo. Direção: Wilson Militão e Manoel Passos Pereira, 2007.
Preciosa. Direção: Lee Daniels, 2009.
Preto no Branco – Negros em Curitiba (Documentário). Direção: Luciano Coelho e Marcelo Munhoz, 2004.
Pride. Direção: Sunu Gonera, 2007.
Quando o crioulo dança. Direção: Dilma Lóes, 1988.
Quilombo. Direção: Carlos Diegues, 1984.
Quilombos da Bahia. Direção: Antonio Olavo, 2004.
Quanto vale ou É por quilo? Direção: Sérgio Bianchi, 2005.
Quase Deuses. Direção: Joseph Sargente, 2005.
Ray. Direção: Taylor Hackford, 2004.
Redenção. Direção: Robert Rodriguez, 2004.
Retrato em preto e branco.Direção: Joel Zito Araújo, 1992.
Sankofa. Direção: Haile Gerima, 1993.
Sarafina: O som da Liberdade. Direção: Darrel Roodt, 1993.
Tempo de Glória. Direção: Edward Zwick, 1989.
Tempo de Matar. Direção: Jonh Grisham,1996.
Todos a Bordo. Direção: Spike Lee, 1996.
Um Grito De Liberdade. Direção: Richard Attenborough, 1987.
Um Homem Tem Três Metros de Altura. Direção: Martin Ritt, 1995.
Uma história americana. Direção: Richard Pearce, 1990.
Uma onda no ar. Direção: Helvélcio Ratton, 2002.
Um Sonho de Liberdade. Direção: Frank Darabont, 1994.
Vista a Minha Pele. Direção: Joel Zito Araújo, 2003.
Voltando a Viver. Direção: Denzel Washington, 2002.
Xala. Direção: 1975.
Xica da Silva. Direção: Carlos Diegues, 1976.
When We Were Kings (Quando Éramos Reis). Direção: Spike Lee, 1996.


Onde encontrar estes filmes e outros?
Sugerimos:
Em locadoras comerciais e alternativas.
No Portal Curtas da Petrobrás
www.portacurtas.com.br
Centro de Referência Audiovisual – CRAV –
http://www.pbh.gov.br/cultura/crav/aacrav.htm
Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES


Sites Sugestões:
Afirma
http://www.revistaafro.com.br/
Revista on-line. Apresenta artigos, notícias e informações sobre a
questão racial no Brasil e no mundo. 

Associação Criola

Candomblé - Um pedaço da África no Brasil
http://www.irdeb.ba.gov.br/tamboresdaliberdade/?p=1284 

Casa de Cultura da Mulher Negra

CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas
Disponibiliza informações sobre programas, pesquisas - texto

http://ceaprj.org.br/


Fala Preta:
Uma Organização Negra Para o Novo Milênio

Fórum Social Mundial
http://www.forumsocialportoalegre.org.br/index.php?link=23

Fundação Cultural Palmares

Geledés - Instituto da Mulher Negra  

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Mulheres Negras - do umbigo para o mundo