quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vídeos que criticam a escola tradicional

UMA ESCOLA DIFERENTE - A ESCOLA SEM PAREDES - ESCOLA DA PONTE

Rubem Alves fala sobre a Escola da Ponte: https://youtu.be/MtGyHzIafLc


QUANDO SINTO QUE JÁ SEI
O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula.

Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.
A etapa final do projeto foi financiada com a colaboração de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse.




Mafalda en la escuela:
O vídeo nos mostra uma crítica à escola tradicional. Um modelo que tenta ensinar o aluno fazendo uso de textos vazios, que não representam nada para aluno. Os alunos memorizam ao invés de aprender. Eles não se identificam com a aula e não veem sentido no que estão aprendendo.

Pedagogia: Cotidiano Escolar: 
Acessado em: 18 de fev. 2016.



Pink Floyd - The Wall - Another brick in the wall - um filme para refletir sobre um modelo de educação tradicionalista que ignora a capacidade de pensar do aluno e faz da escola uma prisão.

Música de Gabriel - O pensador - Estudo errado